Vaginismo: quando a contração muscular impede a penetração vaginal

O que é vaginismo?

O vaginismo é caracterizado pela contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo (vagina), que ocorre quando se tenta, prevê ou imagina a penetração vaginal, seja com pênis, dedo, tampão, espéculo ou até mesmo um simples cotonete.

Essa contração pode variar desde leve, induzindo alguma tensão, dor ou desconforto, até severa, impedindo completamente a penetração.

O vaginismo pode ser classificado em primário, quando ocorre desde o início da vida sexual, ou secundário, quando a mulher que tinha relação sexual saudável durante um período, mas depois passa a ter o problema.

Causas do vaginismo:

As principais causas do vaginismo são psicológicas, como a criação familiar e/ou religiosa muito rigorosa, abuso ou traumas sexuais, primeira relação sexual traumática, primeira consulta ginecológica traumática, histórico de infecções urinárias ou ginecológicas na infância, dentre outras.

O vaginismo pode ser uma resposta automática do corpo a esses fatores, resultando em espasmos musculares involuntários na região vaginal que impedem a penetração

Sintomas do vaginismo:

Os sintomas do vaginismo incluem dificuldade ou impossibilidade de inserir um absorvente interno, um tampão ou o pênis durante a relação sexual, dor e desconforto na região vaginal, ansiedade e tensão muscular durante a tentativa de penetração.

Como tratar o vaginismo?

O tratamento recomendado para o vaginismo é multidisciplinar, com atuação de médico, psicólogo e fisioterapeuta.

A fisioterapia pélvica é um dos tratamentos mais indicados para a manifestação física do vaginismo.

Na fisioterapia pélvica, a paciente irá aprender a reconhecer e relaxar os músculos do assoalho pélvico, por meio de exercícios específicos.

Em nenhum momento do tratamento, a paciente poderá sentir dor, pois a dor reforça o espasmo e piora os sintomas, impossibilitando dessa forma a penetração. A fisioterapia deverá ser completamente indolor!

O vaginismo é um problema sério que pode afetar a vida sexual e emocional de muitas mulheres. No entanto, com o tratamento adequado, é possível superá-lo.

A fisioterapia pélvica é uma excelente opção de tratamento, capaz de trazer alívio e melhorar a qualidade de vida dessas pacientes.

Se você sofre com vaginismo, procure um especialista e comece o tratamento o quanto antes.

Scroll to Top
× Fale conosco!